Esqueceu a password? | Registe-se

Eventos

Curso de Introdução ao Profiling

Caros sócios,

Informamos que a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça (SPPPJ) irá realizar um Curso de Introdução ao Profiling, leccionado pela Prof.ª Doutora Maria Francisca Rebocho*.

Duração e Horário


O curso tem a duração total de 30 horas (10 sessões de 3 horas), com início às 19h00 e término às 22h00.

Calendarização

1 de Fevereiro; 15 de Fevereiro; 22 de Fevereiro; 1 de Março; 8 de Março; 15 de Março; 22 de Março; 29 de Março ; 5 de Abril e 12 de Abril.

Programa:

1. Pressupostos teóricos
2. Profiling psicológico
3. Profiling geográfico
4. Análise de cena de crime
5. Profiling em casos de mortes equívocas
6. Profiling em crimes de homicídio
7. Profiling em crimes sexuais
8. Profiling em crimes de incêndio
9. Análise de casos práticos
10. Análise de casos práticos

A realização do curso será no Hotel Ibis Porto São João (Rua Dr Placido Costa - 4200-450 - PORTO - PORTUGAL Tel : (+351)22/5513100 Fax : (+351)22/5513101). Clique aqui para obter mais informações acerca do local.


A aprovação dos participantes será baseada exclusivamente na frequência das aulas, não se prevendo sistemas adicionais de avaliação. No final do curso, serão distribuídos diplomas de participação.

Para o curso se realizar serão necessárias um mínimo de quinze inscrições. As vagas para o curso têm um número limitado à capacidade da sala, referente a 80 lugares.


*Co-Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Justiça do Instituto Superior da Maia (ISMAI); Membro da Academia Internacional de Psicologia Investigativa (IA-IP)


Maria Francisca Rebocho é licenciada em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia (ISMAI), Mestre em Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e Doutorada em Psicologia da Justiça pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Para além da sua formação em Medicina Legal (Universidade do Porto), possui formação em Avaliação Psicológica Forense, nomeadamente através da utilização do Teste de Rorschach (formação adquirida com o Prof. Doutor Irving Weiner) e da Psychopathy Checklist-Revised (Prof. Doutor Robert Hare e Prof. Doutor Rui Abrunhosa Gonçalves), entre outros, e em Profiling Geográfico (Prof. Doutor David Canter). Membro da Academia Internacional de Psicologia Investigativa (IA-IP), da Associação Europeia de Psicologia e Lei (EAPL), da Associação Americana de Criminologia (ASC) e da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça (SPPPJ), tem vindo a apresentar e a publicar trabalhos de investigação empírica na área dos crimes sexuais, do profiling de ofensores, do profiling geográfico, da psicopatia, dos processos predatórios e de tomada de decisão, e das abordagens ambiental e situacional do crime. Actualmente é co-coordenadora do Mestrado em Psicologia da Justiça do Instituto Superior da Maia (ISMAI), instituição onde lecciona e desenvolve investigação nas áreas acima referidas.




Login